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Blog sobre comunicação e marketing digital

ícones da rede social Instagram
Por Ana Arlinda Alcântara Caldeira 11 fev., 2022
Usar o Instagram tornou-se uma prática corriqueira nas nossas vidas, porém é necessário tomar alguns cuidados e evitar algumas falhas recorrentes em vários perfis comerciais na rede social. Por isso, trouxemos, aqui, seis elementos que devem ser colocados no seu perfil para que ele se torne mais atraente profissionalmente. Vale a pena checar essas dicas!
Você sabe como criar o perfil da sua empresa no Google?
Por Ana Arlinda Alcântara Caldeira 08 fev., 2022
Você sabia que a ferramenta Google Meu Negócio é gratuita e gera maior visibilidade e tráfego orgânico para a sua empresa? É uma ferramenta fácil de usar, tem várias funcionalidades e torna o seu negócio mais fácil de ser encontrado.
Pessoa digitando em um teclado sobre uma mesa branca. Em volta tem vários papeis e uma xícara
Por Ana Arlinda Alcântara Caldeira 29 ago., 2020
Há três tipos básicos de conteúdos que devem ser utilizados no momento certo para atingir resultados específicos. Todos são importantes ao seu modo, porém produzir mais de um tipo e menos de outro pode ser cansativo e tedioso para quem consome essas mensagens. Vamos entender! Os tipos de conteúdos são: institucional, promocional e ricos. Conteúdo Institucional São conteúdos focados em transmitir para o público os diferenciais e as qualidades de produtos e serviços de uma empresa ou de um negócio. Mostrar esse tipo de conteúdo massivamente não é algo interessante para quem vê, pois, indiretamente, apresenta um apelo de vendas, e ver esse tipo de mensagem o tempo todo torna-se chato e maçante. Conteúdos institucionais são bons para expor o que a sua empresa tem de melhor, principalmente em formatos como vídeos e artigos para blogs, nos quais você pode falar sobre algum serviço novo, promover um lançamento, mostrar imagens, fazer comparações ou explicar o funcionamento de algum produto, mas saber dosar a produção desse tipo de conteúdo e dos próximos que você vai ler a seguir, é muito importante para o sucesso e engajamento do seu negócio no meio virtual. Conteúdo Promocional Quem não gosta de promoções ou de participar de algum sorteio nas redes sociais? Informar às pessoas que os seus produtos estão com um preço especial, que há um combo para uma data comemorativa, que possui um desconto para o fim de semana ou mesmo a famosa Black Friday, é uma alternativa interessante para atrair os olhares dos internautas ou de consumidores no ambiente físico do seu negócio. Apesar disso, exibir, sempre, preços baixos e promoções, ou divulgar, diariamente, produtos da sua empresa também pode ser insignificante e inconveniente para quem está navegando em uma rede social. Ninguém quer que o feed do Facebook ou do Instagram seja inundado, constantemente, com posts de empresas tentando vender e exibir suas promoções e produtos, pois isso não é o tipo de conteúdo que as pessoas querem ver todos os dias. Não faz parte do entretenimento que os internautas buscam nas redes sociais. O conteúdo promocional é importante, porém faça com cautela, escolha dois ou três dias da semana para publicar algum post desse tipo, mas não faça todos os dias ou várias vezes ao dia, senão as pessoas podem até escolher a não ver mais conteúdos da sua página nas redes sociais. Conteúdo Rico Você já deve ter ouvido falar do Marketing de Conteúdo, e é aqui que ele entra! Diferentemente dos conteúdos vistos anteriormente, o considerado “rico” é aquele que não fala de promoção ou da instituição em si. Ele é diferente, pois prioriza assuntos que podem ser de grande interesse e utilidade para quem o consome. Aqui, por exemplo, você pode falar da sua empresa de diferentes maneiras como em textos, vídeos, gráficos, depoimentos e entrevistas, porém com o diferencial de mostrar o bem que a sua empresa fez para quem já usou os seus produtos ou serviços. Esse é o tipo de conteúdo que engaja e causa interesse nas pessoas. Conteúdos ricos são aqueles que respondem às perguntas das pessoas, tiram suas dúvidas e diminuem suas dores. Por exemplo, se sua empresa é uma loja de vestuário feminino, é relevante falar sobre tendências, looks para cada estação, cores da moda, sapatos confortáveis, casamentos e outros assuntos desse nicho. São conteúdos que dizem respeito sobre o que a sua empresa pode fazer pelas pessoas, mas sem falar da sua empresa diretamente. Explorar essa habilidade em blogs é muito comum, embora você possa desenvolver posts, imagens e vídeos para as suas redes sociais também. O YouTube é um meio muito bom para divulgar casos de sucesso do seu negócio e depoimentos de seus clientes, a fim de que outras pessoas se interessem e sintam que podem atingir o mesmo sucesso se adquirirem seu serviço. Fazer um calendário semanal ou mensal de cada tipo de conteúdo que você vai publicar é uma alternativa fantástica para que as suas redes sociais tenham a medida certa de cada tipo de conteúdo, principalmente quando falamos do institucional e do promocional, que devem ser produzidos com cautela para não causar desinteresse no público. Espero que este artigo tenha sido útil para você usar nas suas estratégias de divulgação. Deixe seu comentário, dúvida, ou sugestão aqui embaixo!
A importância das personas para o seu negócio
Por Ana Arlinda Alcântara Caldeira 02 ago., 2020
Hoje, muito se fala sobre personas ou buyer persona, principalmente no momento de criar conteúdos digitais apropriados para as pessoas que se interessam por eles. Mas você sabe, de fato, a diferença entre personas e público-alvo? Neste artigo vamos tirar as suas dúvidas sobre esse assunto e explicar o porquê é importante criar personas, independentemente do tamanho da sua empresa. Público-alvo O público-alvo é bem mais amplo, ou seja, engloba milhares de pessoas em uma mesma categoria, apesar de terem suas particularidades que as tornam únicas. É definido por diversas variáveis, como gênero, idade, estado civil, escolaridade, profissão, raça, religião e região demográfica. Ser parte de um público-alvo significa ser tratado igual a milhares de outras pessoas, sem distinção de interesses, desejos e hábitos. Personas As personas são bem mais delimitadas e específicas em detalhar pessoas do público-alvo de acordo com outras variáveis, como o estilo de vida, idade, práticas de esporte, como é o dia a dia profissional do indivíduo, se tem filhos, com quem convive, preocupações, desejos, se gosta de sair e ter vida social mais agitada, como se veste, se prefere comprar em lojas físicas ou virtuais. Outro ponto importante: as personas têm nome. Isso mesmo. Dê um nome a cada persona que você criar. Por que é importante ter personas? Mais qualidade, menos quantidade Criar personas para o seu negócio não significa criar 10, 15 ou 20 delas, mas no máximo três. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para você selecionar alguns perfis do seu público-alvo e, então, criar, nomear, caracterizar e dar vidas à personas mais detalhadas, visto que assim ficará bem mais fácil para estabelecer conteúdos ricos e apropriados para cada tipo de persona, tornando, assim, essa comunicação mais eficaz e assertiva. Nichos de interesse Como dito anteriormente, dentro de um público-alvo imenso há indivíduos com interesses semelhantes ou totalmente diferentes. Ao estabelecer personas, você perceberá as particularidades dessas pessoas, as quais serão inseridas em um mesmo grupo. É impossível causar interesse em todas as pessoas por meio do mesmo conteúdo, visto que suas dúvidas e problemas são diferentes. Mas, ao uni-las em um mesmo grupo de acordo com suas semelhanças, o interesse se torna real, pois são indivíduos que usam produtos parecidos, têm dificuldades parecidas e possuem um nível social parecido. Conteúdo personalizado Quando uma empresa possui um pequeno conjunto de personas estabelecido, torna-se mais fácil conversar com cada um separadamente, de acordo com seus objetivos e interesses. Os conteúdos e seus temas, as promoções e produtos oferecidos serão personalizados, aumentando as chances de interesse e engajamento com a empresa no meio digital e, consequentemente, melhorando os negócios no meio físico. Canais de contato Com as personas criadas e definidas, você conseguirá entender em quais canais digitais a sua persona está, ou seja, quais redes sociais, portais de notícia ou tipos de sites que ela mais acessa. Dessa forma, você pode divulgar conteúdos e efetivar o seu marketing digital, ao inserir seus produtos e serviços em locais que são acessados por suas personas. Criar conteúdo inteligente significa que você apresentará soluções para os problemas e dificuldades das personas, de acordo com o serviço ou produto que você vende. Agora, você já sabe o porquê é importante criar personas para o seu negócio, independentemente do seu mercado de atuação. Qualquer dúvida, deixe uma mensagem aqui! E compartilhe este post nas suas redes sociais!
Por Profile Profile 03 jul., 2020
Existem ótimos motivos para se comunicar com os visitantes do seu site. Você pode divulgar promoções e produtos novos ou atualizá-los com dicas e informações.
Por Profile Profile 03 jul., 2020
Escreva sobre aquilo que você conhece. Se você não souber muito de determinado assunto de interesse dos seus leitores, convide um especialista.
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